Apontamentos sobre a aplicação dos royalties da Itaipu Binacional e o processo de desenvolvimento

Autores

  • Shirla Patricia Weber Sterchile UNIOESTE
  • Edson Belo Clemente de Souza UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i2.131

Palavras-chave:

Royalties, desenvolvimento, sustentabilidade

Resumo

Neste artigo será analisada a compensação financeira dos royalties paga ao Brasil pela Itaipu Binacional, atingindo especificamente os municí­pios lindeiros ao Lago de Itaipu. Abordam-se os investimentos dos municí­pios paranaenses abrangidos pelo recurso, visando o desenvolvimento e sua sustentabilidade. Analisa-se mais enfaticamente o caso do municí­pio de Santa Helena, o qual recebe o maior montante dos royalties em comparação aos demais municí­pios paranaenses atingidos pela barragem de Itaipu. Conclui-se que há necessidade da discussão conjunta dos integrantes da administração municipal e dos representantes da população, tendo em vista a definição dos rumos dos investimentos dos royalties no municí­pio, construindo uma proposta de gestão municipal visando à não dependência do recurso e a garantia do desenvolvimento e de sua sustentabilidade.

Biografia do Autor

Shirla Patricia Weber Sterchile, UNIOESTE

Assistente Social e Mestranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/Toledo.

Edson Belo Clemente de Souza, UNIOESTE

Doutor e Pós-Doutor em Geografia. Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE no mestrado em Geografia - Campus Francisco Beltrão e da graduação em Geografia – Campus de Marechal Cândido Rondon. Coordenador do Laboratório de Estudos Territoriais – LABER – Campus de Marechal Cândido Rondon e pesquisador dos Grupos de Pesquisas: GETTER e GEPEC.

Downloads

Publicado

27.06.2008

Como Citar

Sterchile, S. P. W., & de Souza, E. B. C. (2008). Apontamentos sobre a aplicação dos royalties da Itaipu Binacional e o processo de desenvolvimento. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 4(2). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i2.131

Edição

Seção

Artigos