Território e ambiente institucional: o arranjo produtivo local (APL) "Bordados de Ibitinga-SP"

Autores

  • Fabiana Florian Centro Universitário de Araraquara - UNIARA
  • Helena Carvalho De Lorenzo Centro Universitário de Araraquara - UNIARA

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i4.172

Palavras-chave:

arranjo produtivo local, indústrias de bordados de Ibitinga-SP, ambiente institucional.

Resumo

Este estudo mostra a importância do ambiente institucional nos quais os arranjos produtivos locais estão inseridos. Mostra que as especificidades históricas de cada caso são conhecimentos fundamentais para os estudos de APLs. Mostra também que, em segmentos de setores tradicionais com uso intensivo de mão de obra, baixa capacidade inovativa e baixas barreiras à entrada, as relações que historicamente vão se desenvolvendo entre as empresas, trabalhadores e mercado podem ser considerados fortes condicionantes da trajetória de sucesso ou fracasso. O caso estudado é o de um conjunto de empresas de produção têxtil e confecções (produtos de cama, mesa e banho) localizadas no Municí­pio de Ibitinga-SP, de grande importância na região, pela elevada geração de emprego e renda. Trata-se do estudo de um caso particular no contexto dos estudos sobre arranjos produtivos locais (APLs), porque serve para evidenciar a importância do ambiente institucional como condição fundamental para a superação das dificuldades e consolidação de APLs.

Biografia do Autor

Fabiana Florian, Centro Universitário de Araraquara - UNIARA

Economista. Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Araraquara – UNIARA, Araraquara-SP. Professora Assistente do Curso de Ciências Econômicas - UNIARA.

Helena Carvalho De Lorenzo, Centro Universitário de Araraquara - UNIARA

Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente do Centro Universitário de Araraquara - UNIARA. Mestrado em Ciências Sociais. FFLCH/USP - São Paulo. Doutorado em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas - IGCE/UNESP/Rio Claro.

Downloads

Publicado

04.03.2009

Como Citar

Florian, F., & De Lorenzo, H. C. (2009). Território e ambiente institucional: o arranjo produtivo local (APL) "Bordados de Ibitinga-SP" . Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 4(4). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i4.172

Edição

Seção

Artigos