MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL: ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Sandra Ritiele Espí­ndola Fernandes Guimarães
  • Adriana Leonidas de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v12i5.2791

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional. Ensino Superior Tecnológico. Formação Empreendedora. Empreendedorismo.

Resumo

A atividade empreendedora, a partir de meados do século passado, passou a ser considerada essencial para a geração de riquezas de um paí­s. O Brasil é considerado um dos paí­ses mais empreendedores do mundo, no entanto um dos grandes problemas é o elevado í­ndice de mortalidade das empresas. A educação empreendedora pode assumir a relevante função de motivar, contribuir e apoiar as iniciativas que fomentem o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, colaborando para a iniciação e manutenção de negócios provavelmente mais propensos ao sucesso. Partindo destas considerações, este estudo tem por objetivo identificar, descrever e analisar a formação para o empreendedorismo em uma Instituição Pública de Ensino Superior Tecnológico, por meio do projeto pedagógico e da percepção de seus alunos e coordenadores. Foi realizado um estudo de campo, desenvolvido por meio de análise documental e estudo de caso. A pesquisa foi realizada com 74 alunos matriculados nos 5º e 6º semestres dos cursos oferecidos pela Instituição, pois estes já se encontravam na fase final do programa de graduação. Participaram também, três coordenadores de curso da Instituição. Como resultado, pode-se observar a convergência das percepções dos Coordenadores de Curso e do Corpo Discente no que tange ao conceito e à importância do empreendedorismo, destacando-se a realização de um sonho, a possibilidade de criação de empresas e a atividade empreendedora como um potencial do ser humano. Além disso, foi possí­vel detectar que 74% dos alunos pesquisados desejam empreender, reforçando a noção de que a população brasileira possui "vocação" para o empreendedorismo. Com relação à Instituição, foi possí­vel notar ações que permitem a prática do empreendedorismo e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras em seus alunos, o que mostra a preocupação da Instituição com a formação de profissionais capacitados para atuar frente aos desafios do século XXI.

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Publicado

04.03.2017

Como Citar

Guimarães, S. R. E. F., & Oliveira, A. L. de. (2017). MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL: ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 12(5). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v12i5.2791

Edição

Seção

Artigos