ANÁLISE DE LOCALIZAÇÃO DE ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS E USO DE GEOMARKETING

Autores

  • Eduardo Roque Mangini
  • Fernando Henrique Brasil Rossini
  • Ariane Santos
  • André Torres Urdan

Palavras-chave:

Análise de Localização, Geomarketing, Transporte Público

Resumo

O presente artigo, desenvolvido a partir da avaliação teórica de
Analytic Hierarchy Process e Geomarketing, teve como objetivo
avaliar como o emprego da primeira técnica pode agir de forma
sinérgica com a segunda na determinação da localização de novas
estações ferroviárias no serviço de transporte urbano na região
metropolitana de São Paulo e elencar os possí­veis empreendimentos
associados. O método de pesquisa foi o Estudo de Caso tendo por objeto
de estudo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Os dados
foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, documental e
questionário com servidores do setor de planejamento da empresa. Os
resultados permitiram inferir a melhor localização para uma nova
estação bem como os melhores empreendimentos associados levando
em consideração aspectos de geomarketing. É possí­vel concluir que as
técnicas empregadas reduzem a subjetividade na tomada de decisão,
evitam vieses polí­ticos e melhoram a acessibilidade à população.

Downloads

Publicado

20.06.2017

Como Citar

Mangini, E. R., Rossini, F. H. B., Santos, A., & Urdan, A. T. (2017). ANÁLISE DE LOCALIZAÇÃO DE ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS E USO DE GEOMARKETING. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 13(2). Recuperado de https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/2992

Edição

Seção

Artigos