Gestão da Qualidade em Fornecedores

Autores

  • Alex Fernando Costa Universidade de Taubaté
  • José Glenio Medeiros de Barros Universidade de Taubaté
  • Antonio Raimundo Coutinho Rebelo Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

medição de resultados, gestão por processo, qualidade de fornecedores.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo fornecer, por meio de indicadores, resultados, passí­veis de análise, para estabelecer a qualidade do produto final de uma empresa automobilí­stica a partir da identificação dos problemas gerados pelos fornecedores de componentes desta empresa. Tal sistemática, visa fornecer dados qualitativos e quantitativos e, como conseqüência, a medição do ní­vel de gravidade e incidência dos problemas ocasionados pelos fornecedores durante a montagem de motores. Este acompanhamento objetivou demonstrar a fonte geradora dos problemas de qualidade e a gestão dos resultados junto a cada fornecedor. Para isto, foi utilizado o método de acompanhamento de resultados por meio de indicadores de desempenho baseado no processo de fabricação e diretamente relacionado à performance dos fornecedores dentro da empresa. Os resultados alcançados ao longo do trabalho demonstraram uma melhoria geral nos í­ndices de qualidade dos fornecedores, indo ao encontro das diretrizes estabelecidas no plano de negócios da empresa.

Biografia do Autor

Alex Fernando Costa, Universidade de Taubaté

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté, Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela FGV/SP e Gerente da Qualidade da PEUGEOT-CITROËN.

José Glenio Medeiros de Barros, Universidade de Taubaté

Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ, Mestre em Engenharia Mecânica pela PUC/RJ, Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professor Assistente da Universidade de Taubaté.

Antonio Raimundo Coutinho Rebelo, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense, Diretor da Qualitymaster Treinamento e Consultoria Empresarial Ltda e autor do livro Auditoria da Qualidade, publicado pela Qualitymark Editora.

Downloads

Publicado

03.10.2007

Como Citar

Costa, A. F., de Barros, J. G. M., & Rebelo, A. R. C. (2007). Gestão da Qualidade em Fornecedores. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 2(2). Recuperado de https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/47

Edição

Seção

Comunicações