Cooperativismo de Trabalho: caminhos da geração de trabalho e renda

Autores

  • Arlete Cândido Monteiro Vieira Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Fabio Ricci Universidade de Taubaté - UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v1i3.62

Palavras-chave:

economia solidária, cooperativismo, planejamento e desenvolvimento regional.

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo geral a verificação do Cooperativismo de Trabalho como uma possí­vel alternativa à geração de trabalho e renda. Sendo assim, procurou-se descrever os principais conceitos que definem a Economia Solidária e o Cooperativismo, dando um maior enfoque à experiência brasileira, mostrando suas origens históricas e evolução contemporânea. Passou-se a analisar a Cooperativa e sua atuação que vai além da geração de emprego e renda. A pesquisa foi do tipo exploratória, com os dados coletados de forma documental e de questionários e formulários e analisada com apoio bibliográfico. Apesar da crise do mercado de trabalho apresentar um quadro de complexo enfrentamento e dos desafios enfrentados pelas cooperativas não serem poucos, pôde-se concluir que essa forma de trabalho pode ser considerada uma alternativa aos trabalhadores excluí­dos, desde que inclinados à relações sociais que permeie a colaboração, a cooperação e a solidariedade, sejam direcionados por polí­ticas públicas de apoio e incentivo, e organizem suas ações por um projeto, tendo como objetivo principal o resgate social e a cidadania.

Biografia do Autor

Arlete Cândido Monteiro Vieira, Universidade de Taubaté - UNITAU

Contadora, mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela UNITAU, professora do Curso de Administração da FAPI (Faculdade de Pindamonhangaba –SP).

Fabio Ricci, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutor em História Econômica pela USP, Professor do programa de Mestrado em gestão e Desenvolvimento Regional da UNITAU.

Downloads

Publicado

11.10.2007

Como Citar

Vieira, A. C. M., & Ricci, F. (2007). Cooperativismo de Trabalho: caminhos da geração de trabalho e renda. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 1(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v1i3.62

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)