Redes de apoio ao empreendedorismo e tecnologias sociais

Autores

  • Ladislau Dowbor Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v1i2.73

Palavras-chave:

gestão local, inovação tecnológica, redes de apoio

Resumo

Inúmeras experiências de gestão local, de inovação tecnológica, de dinamização de pequenas e médias empresas, de expansão da economia familiar, de promoção de emprego através de iniciativas da sociedade civil organizada e de poderes locais, continuam relativamente pouco conhecidas, e permanecem freqüentemente isoladas, quando poderiam ter um impacto muito maior na economia como um todo. O pequeno estudo que segue visa dar subsí­dios para a organização de redes de apoio capazes de gerar efeitos multiplicadores, na linha da chamada "cross-fertilization", ou inter-fertilização das iniciativas da área da economia social. Trata-se, portanto, de sugerir formas de organização da sinergia entre instituições financeiras de fomento, instituições de apoio tecnológico, de formação profissional, setores da academia, organizações da sociedade civil e outros atores do processo.

Biografia do Autor

Ladislau Dowbor, Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatí­stica de Varsóvia, professor titular da PUC de São Paulo e consultor de diversas agências das Nações Unidas. É autor de "A Reprodução Social", "O Mosaico Partido", "Tecnologias do Conhecimento: os Desafios da Educação", todos pela editora Vozes, além de "O que Acontece com o Trabalho?" (Ed.Senac) e co-organizador da coletânea "Economia Social no Brasil" (ed.Senac). Seus numerosos trabalhos sobre planejamento econômico e social estão disponí­veis no site http://dowbor.org.

Downloads

Publicado

19.10.2007

Como Citar

Dowbor, L. (2007). Redes de apoio ao empreendedorismo e tecnologias sociais. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 1(2). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v1i2.73

Edição

Seção

Especial

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.