Diagnóstico das barreiras do aprendizado organizacional que levam à deterioração da gestão pública moderna

Autores

  • Antonio Ramalho de Souza Carvalho Universidade de Taubaté - UNITAU e Centro Técnico Aeroespecial - CTA
  • Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira Universidade de Taubaté - UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v1i1.80

Palavras-chave:

barreiras, aprendizado organizacional, deterioração, gestão pública

Resumo

O artigo demonstra as barreiras ao aprendizado organizacional que levam à deterioração da gestão pública moderna, citadas por autores consagrados, que dificultam de uma forma genérica a eficácia de um modelo de gestão pública moderna focado para resultados e orientado para o cidadão e descreve algumas das ações ineficientes ocorridas em reformas administrativas da gestão governamental brasileira, servindo como alerta para o diagnóstico de organizações públicas quanto à ineficiência da gestão organizacional. Entre estas barreiras acrescentam-se as dificuldades de reflexão e de disseminação do conhecimento, indicando que tipicamente as organizações codificam o que aprenderam no passado não sendo capazes de incrementar novos aprendizados no presente, direcionando os esforços para áreas não prioritárias, quando em muitos casos apenas alimenta um sistema exageradamente burocrático e ineficiente. O artigo demonstra ainda que ao analisar as diversas reformas administrativas da gestão governamental brasileira houve particularidades que levam a uma concepção de modelo de gestão organizacional de caráter temporário ou negativo em seus resultados que mesmo não sendo uma regra, acaba por prevalecer por falta de direcionamento e planejamento no uso dos recursos públicos em prol do bem estar social da população, que compromete a gestão pública no geral, tanto na visão interna dos cidadãos, como na visão externa junto a comunidade internacional.

Biografia do Autor

Antonio Ramalho de Souza Carvalho, Universidade de Taubaté - UNITAU e Centro Técnico Aeroespecial - CTA

Antonio Ramalho de Souza Carvalho, Administrador de Empresas, Mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté – UNITAU(www.unitau.br) e Coordenador em Organização e Normalização do Centro Técnico Aeroespacial (www.cta.br). E-mail: ramalho@vdr.cta.br.

Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira, Universidade de Taubaté - UNITAU

Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira, Economista, Doutor em Organização Industrial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, Coordenador do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté – UNITAU(www.unitau.br). E-mail:edson@unitau.br.

Downloads

Publicado

22.10.2007

Como Citar

Carvalho, A. R. de S., & Oliveira, E. A. de A. Q. (2007). Diagnóstico das barreiras do aprendizado organizacional que levam à deterioração da gestão pública moderna. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 1(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v1i1.80

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>