Mutuário, Figurino e Protagonista: Uma Análise de Conjunto Habitacional Popular

Autores

  • Leandro Roberto Neves Universidade de Taubaté - UNITAU e Universidade Federal de Roraima - UFRR

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v3i4.104

Palavras-chave:

polí­ticas públicas habitacionais, representação social, conflito espacial.

Resumo

Essa Pesquisa aborda as estratégias populares de superação da condição de assistidos pelas polí­ticas públicas habitacionais e também, as estratégias da administração pública da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), para sanar o déficit e a inadequação habitacional. No espaço circumurado pelos conjuntos habitacionais ocorrem produções de subjetividades e representações sociais carregadas de estereótipos e estigmas. Tais representações fomentam uma imagem marginal do lugar, a qual forja na identidade dos mutuários um sentimento negativo, no que tange a sociabilidade do bairro. Os aspectos concretos versus a sociabilidade são os elementos norteadores dos moradores e da CDHU, em classificar em bom ou ruim o conjunto habitacional. Contudo, nesse cenário de tensão, ocorre a produção das trincheiras espaciais simbólicas - antagonismo de interesses entre polí­ticas públicas/população/entorno.

Biografia do Autor

Leandro Roberto Neves, Universidade de Taubaté - UNITAU e Universidade Federal de Roraima - UFRR

Psicólogo, Mestre em "Gestão e Desenvolvimento Regional", pela Universidade de Taubaté - UNITAU, Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Roraima – UFRR, Roraima, RR, Brasil, e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Subjetividade e Inclusão (GPSI - UFRR) e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas de Práxis Contemporâneas (NIPPC-UNITAU), Taubaté, SP, Brasil. Universidade Federal de Roraima. Avenida Cap. Ene Garcez, 2413, Aeroporto - Boa Vista/RR. CEP 69304-000.

Downloads

Publicado

12.02.2008

Como Citar

Neves, L. R. (2008). Mutuário, Figurino e Protagonista: Uma Análise de Conjunto Habitacional Popular. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 3(4). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v3i4.104

Edição

Seção

Artigos