Das concepções clássicas à abordagem territorial: para (re)pensar processos de desenvolvimento na agricultura familiar

Autores

  • Anelise Graciele Rambo Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Eduardo Ernesto Filippi Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v5i1.186

Palavras-chave:

agricultura familiar - Estado – sociedade civil – polí­ticas públicas - desenvolvimento territorial local/regional.

Resumo

O presente artigo discorre sobre a temática do desenvolvimento voltada ao rural, mais especificamente, à agricultura familiar. Parte-se da teoria neoclássica passando pela neo-institucionalista, destacando autores que tratam do mito ou da ideologia do progresso até abordagens contemporâneas, enfatizando a emergência do local, a redefinição do papel do Estado e da sociedade civil, no ora denominado, desenvolvimento territorial local/regional. São apresentadas as principais polí­ticas públicas agrí­colas brasileiras desde 1960, aproximando-as com as concepções de desenvolvimento anteriormente apresentadas. Parte-se da hipótese de que os processos de desenvolvimento em regiões periféricas, caracterizadas pela agricultura familiar, passam por uma organização e concertação local em torno do desenvolvimento que estes atores almejam, buscando, no Estado, em atores de outras escalas, apoio a demandas que o local não dá conta em responder.

Biografia do Autor

Anelise Graciele Rambo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciada e Mestre em Geografia. Doutoranda em Desenvolvimento Rural (PGDR/Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS).

Eduardo Ernesto Filippi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Economia Polí­tica e Professor no curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS).

Downloads

Publicado

04.03.2009

Como Citar

Rambo, A. G., & Filippi, E. E. (2009). Das concepções clássicas à abordagem territorial: para (re)pensar processos de desenvolvimento na agricultura familiar. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 5(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v5i1.186

Edição

Seção

Artigos