Território, Ruralidade e Desenvolvimento Regional

Autores

  • Cláudio Machado Maia Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Eduardo Ernesto Filippi Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Mario Riedl Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v5i1.189

Palavras-chave:

pluriatividade rural, sustentabilidade, agricultura familiar, desenvolvimento endógeno.

Resumo

O estudo apresenta a tensão entre o global e o local numa abordagem que descreve uma nova forma de gestão do desenvolvimento que considera o potencial endógeno de desenvolvimento de uma região. Na perspectiva de espaço de reprodução social, a pluriatividade é abordada como alternativa de reação às problemáticas da presença da globalização na agricultura e como se deu a adaptabilidade do agricultor familiar ao capitalismo globalizante através de atividades agrí­colas e não agrí­colas. Ao considerar o rural como território, busca-se o enfoque integral da sociedade rural e a dinamização de suas próprias economias, o que possibilita o avanço em nova concepção de polí­ticas públicas. Caracterizando uma nova ruralidade, ao definir o âmbito rural como território construí­do a partir do uso e da apropriação dos recursos naturais, de onde são gerados processos produtivos, culturais, sociais e polí­ticos. Apresenta-se estudo de caso do municí­pio de Crissiumal, localizado na região noroeste colonial, no Rio Grande do Sul, que adotou uma nova forma de gestão do desenvolvimento a partir de seu potencial de desenvolvimento endógeno. A metodologia e o marco teórico adotados consideram o território e a "nova ruralidade" na perspectiva de uma nova forma de gestão do desenvolvimento.

Biografia do Autor

Cláudio Machado Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Economista, Especialista em Controladoria, Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutorando em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Eduardo Ernesto Filippi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Economia Polí­tica (Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, França), Mestre em Economia Rural (UFRGS), Professor do PGDR - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Mario Riedl, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutor em Sociologia, Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Downloads

Publicado

04.03.2009

Como Citar

Maia, C. M., Filippi, E. E., & Riedl, M. (2009). Território, Ruralidade e Desenvolvimento Regional. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 5(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v5i1.189

Edição

Seção

Ensaios