EFEITO DA ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA SOBRE A PERFORMANCE ORGANIZACIONAL

Autores

  • Rodrigo Marques de Almeida Guerra
  • Roberta Gizelle Macedo Alves Farinha
  • Iuri Leonan
  • Maria Emí­lia Camargo

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v16i2.5398

Palavras-chave:

Orientação empreendedora. Performance organizacional. Desenvolvimento regional. Estratégia organizacional. Empreendedorismo.

Resumo

A relação entre Orientação Empreendedora (OE) e Performance Organizacional (PO) ainda é bastante discutida em publicações nacionais e internacionais da área de empreendedorismo e estratégia organizacional. No entanto, o tipo de efeito pode ser diverso dependendo do contexto analisado. O objetivo desse artigo é investigar a força da relação entre as dimensões da OE e o efeito direto da OE sobre a PO. A pesquisa survey reuniu 252 respostas obtidas por um questionário do tipo Likert de cinco pontos. Os dados foram analisados a partir da Modelagem de Equações Estruturais, além de outros testes estatí­sticos que comprovaram o efeito positivo e significativo das hipóteses propostas. Os resultados sugerem avanços no desenvolvimento de novas pesquisas teórico-empí­ricas que indiquem modelos robustos de mensuração envolvendo as dimensões da OE e da PO. O desenvolvimento da região foi influenciado pela cultura europeia, de vocação empreendedora e de empresas com atributos de proatividade, inovatividade e competitividade. Como contribuição, esse estudo demonstra o efeito positivo da OE sobre a PO na perspectiva de funcionários de empresas de diversos portes e setores localizadas na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul/RS.

Publicado

28.05.2020

Como Citar

Guerra, R. M. de A., Farinha, R. G. M. A., Leonan, I., & Camargo, M. E. (2020). EFEITO DA ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA SOBRE A PERFORMANCE ORGANIZACIONAL. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 16(2). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v16i2.5398

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)