AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PRODUTOS INVISÍVEIS: CASO DOS PRODUTORES E COLETORES DO FRUTO DE BACURI DA MESORREGIÃO MARAJÓ, AMAZÔNIA ORIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i2.6570

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional, Recursos Naturais, Extrativismo, Bacurizeiros, Bioeconomia

Resumo

Este artigo procura realizar a avaliação econômica dos sistemas de produção com foco na coleta extrativa e manejada do fruto de bacuri em propriedades selecionadas de pequenos produtores da Mesorregião Marajó. A pesquisa foi realizada nos municípios de Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari e Ponta de Pedras. Os procedimentos metodológicos foram baseados numa análise quali-quantitativa. Realizou-se a aplicação de questionários semi-estruturados para 52 pequenos produtores de bacuri. Segundo os resultados, a maior parcela dos entrevistados possui áreas menores que 1 hectare (ha) (55,8%), o que configura a maior utilização de pequenas áreas e o processo de minifundização que está ocorrendo na Mesorregião Marajó. Quanto à tipologia dos sistemas de produção, foram encontrados 5 tipos: bacuri e roça; bacuri e frutíferas; bacuri e pesca; bacuri e porcos; e bacuri e benefícios sociais. Os sistemas de produção atribuídos ao grupo de bacuri e frutíferas, obtiveram o Valor Agregado (VA) de R$ 21.471,29/ano. O grupo fundamentado em benefícios sociais alcançou o menor valor para a Renda Agrícola (RA), totalizando R$ 3.281,83. Observou-se que no sistema produtivo de bacuri e roça, a contribuição anual da venda de bacuri e polpa para a renda agrícola foi de 32,0% e para a renda total de 15,0%. Em relação ao grupo de bacuri e benefícios sociais, essa participação foi de 94,0% e 17,0%, respectivamente. Portanto, o sistema definido como bacuri e frutíferas, é o que possui o maior retorno econômico para os pequenos produtores, devido a diversificação na produção e venda de frutos e polpas.

Biografia do Autor

Matheus Gabriel Lopes Botelho, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Engenheiro Agrônomo. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

http://lattes.cnpq.br/7536072916140612

Alfredo Kingo Oyama Homma, Embrapa Amazônia Oriental / Universidade do Estado do Pará (UEPA) / Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA)

Doutor em Economia Rural. Pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Brasil.

Antônio José Elias Amorim de Menezes, Embrapa Amazônia Oriental

Doutor em Sistemas de Produção Agrícola Familiar. Pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, Brasil.

Maria da Cruz Chaves Lima Moura, UFMA

Doutora em Fitotecnia (UFV). Docente da Universidade Federal do Maranhão.São Luís – MA, Brasil.

Ana Cláudia Caldeira Tavares-Martins, UEPA

Doutora em Botânica (IP/JBRJ). Docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Publicado

17.06.2023

Como Citar

Botelho, M. G. L., Homma, A. K. O., Menezes, A. J. E. A. de, Moura, M. da C. C. L., & Tavares-Martins, A. C. C. (2023). AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PRODUTOS INVISÍVEIS: CASO DOS PRODUTORES E COLETORES DO FRUTO DE BACURI DA MESORREGIÃO MARAJÓ, AMAZÔNIA ORIENTAL. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 19(2). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i2.6570

Edição

Seção

Artigos