EMPREENDEDORISMO PELO SPILLOVERS DE CONHECIMENTO NO PORTO DIGITAL

UMA PERSPECTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i3.7007

Palavras-chave:

Spillovers de Conhecimento, Empreendedorismo Tecnológico, Desenvolvimento Regional, Teoria do Empreendedorismo pelo Transbordamento do Conhecimento

Resumo

O empreendedorismo promovido pelo spillover de conhecimento é um dos mais vigorosos fenômenos para o desenvolvimento social e econômico regional. Para validar esta premissa, o artigo investiga o conjunto de externalidades provocadas pelo empreendedorismo pelo transbordamento de conhecimento em Ecossistemas Empreendedores e Inovadores à luz da Knowledge Spillover Theory of Entrepreneurship - KSTE. Para tanto, aplicou-se uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo exploratório. A coleta de dados ocorreu por meio de uma survey de experiencia, que contou com vinte atores ligados ao Parque Tecnológico do Porto Digital. Foram relacionadas, ao menos, doze externalidades relacionadas às atividades empreendedoras e inovadoras desenvolvidas no Porto Digital. Essas atividades foram reconhecidas como decorrentes dos spillovers de conhecimento que ocorrem no Porto Digital, cuja missão envolve estimular e promover o desenvolvimento da região do seu entorno. As externalidades identificadas referem-se aos aspectos econômicos e sociais com capacidade de gerar riquezas e melhorar a qualidade de vida da população. Os resultados da pesquisa podem apoiar a Administração Pública local na formulação de políticas públicas e o estabelecimento de agenda pública de apoio ao empreendedorismo, inovação e desenvolvimento econômico regional.

Biografia do Autor

Camila do Nascimento Ferreira Frazão, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora em Administração (USCS). Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Isabel Cristina dos Santos, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS - Brasil

Pós-Doutorado em Gestão da Inovação Tecnológica e Economia da Inovação (ITA). Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Milton Carlos Farina, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS - Brasil

Doutorado em Administração (FEA-USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Publicado

01.12.2023

Como Citar

Frazão, C., Dos Santos, I. C., & Farina, M. C. (2023). EMPREENDEDORISMO PELO SPILLOVERS DE CONHECIMENTO NO PORTO DIGITAL: UMA PERSPECTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 19(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i3.7007

Edição

Seção

Artigos