REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E ODS 11: ANÁLISE A PARTIR DO CONJUNTO HABITACIONAL GRAMORÉ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i1.7058

Palavras-chave:

Cidades inteligentes. Direito à cidade sustentável. Melhoria urbana. Sustentabilidade.

Resumo

As cidades são espaços coletivos de integração de direitos humanos fundamentais, essenciais à vida e à dignidade da pessoa humana. Dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU), como um apelo à proteção do planeta e de quem o habita, tem-se o Objetivo 11, que visa tornar as cidades inclusivas e sustentáveis, contribuindo para a efetivação do direito à cidade sustentável. Neste liame, o trabalho objetiva analisar as contribuições da Regularização Fundiária Urbana (Reurb) para a efetivação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), com ênfase no Conjunto Habitacional Gramoré. Para tanto, colaborou-se e acompanhou-se atividades de Regularização Fundiária Urbana em execução no Conjunto Habitacional Gramoré, entre os anos de 2018 e 2022, por meio de parceria firmada entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, mediante a Companhia de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CEHAB), e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Constatou-se que a Regularização Fundiária auxilia na promoção do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 à medida que identifica as necessidades existentes no núcleo, promove a qualidade de vida dos habitantes e garante a segurança jurídica na posse com o registro do direito real. Portanto, a ampliação da Reurb também contribui para o cumprimento do ODS 11.

Biografia do Autor

Lucas Gabriel Duarte Neris, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Graduando em Direito pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Daniela de Freitas Lima, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Doutora em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2022). Mestra em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2018). Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2017). Graduada em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2016). Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Francisco Filomeno de Abreu Neto, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2006), especialização em Políticas Públicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2008).

Almir Mariano de Sousa Junior, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Pesquisador de produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora vigente no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Secretário Municipal de Programas e Projetos Estratégicos, com lotação na Secretaria Municipal Extraordinária de Programas e Projetos Estratégicos da Prefeitura Municipal de Mossoró. Doutor em Ciência e Engenharia de Petróleo. Mestre em Engenharia de Petróleo e Gás. Graduado em Engenharia de Produção. Especialista em Gestão de Cidades e Planejamento Urbano. Especialista em Geoprocessamento. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. É professor efetivo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), professor permanente do Mestrado Acadêmico em Planejamento e Dinâmicas Territoriais (PLANDITES/UERN) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI/UFERSA).

Publicado

31.01.2024

Como Citar

Duarte Neris, L. G., de Freitas Lima, D., Abreu Neto, F. F. de, & de Sousa Junior, A. M. (2024). REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E ODS 11: ANÁLISE A PARTIR DO CONJUNTO HABITACIONAL GRAMORÉ. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 20(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i1.7058

Edição

Seção

Artigos