MARCA TERRITORIAL COMO ESTRATÉGIA NOS PLANOS ESTADUAIS DE TURISMO: OS CASOS RN, RO E RS

Authors

  • Giovana Goretti Feijó de Almeida CiTUR, Leiria, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0956-1341
  • Guilherme Bridi Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) http://orcid.org/0000-0003-1848-9476
  • Edson Modesto de Araújo Júnior Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Nayara Cristina Santana da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Mellyssa Layla Barbosa Damasceno Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v18i2.5371

Keywords:

Turismo. Plano de turismo estadual. Gestão turí­stica. Marca territorial. Estratégias.

Abstract

O presente estudo contempla a discussão das relações entre planos estaduais de turismo e marcas territoriais na realidade de estados brasileiros. O objetivo é compreender se (e como) Rio Grande do Norte, Rondônia e Rio Grande do Sul estariam desenvolvendo seus planos de turismo estadual baseados nas marcas territoriais como estratégia para o desenvolvimento turí­stico, estendendo essa compreensão para o grau de inserção dessas marcas nesses documentos especí­ficos. A metodologia é de natureza qualitativa, sendo um estudo descritivo-explicativo. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica e documental, com coleta de dados nos sites oficiais de turismo, além dos Planos Estratégicos e de Marketing Turí­stico e marcas territoriais adotadas nos três estados analisados. Faz-se a análise  comparativa entre as realidades investigadas a partir do aprofundamento de oito categorias analí­ticas preestabelecidas. Os resultados apontam que o RN se encontra num patamar mais avançado nas estratégias para expansão de sua marca turí­stica. No RS, as ações de desenvolvimento do turismo vêm perdendo espaço, identificando-se a necessidade de recuperar e renovar sua marca.  Já a realidade de RO revela que estado ainda se encontra num estágio inicial do desenvolvimento de ações estruturantes e estratégicas voltadas ao desenvolvimento de sua marca. A conclusão reitera a existência de marcas territoriais nos planos estaduais do turismo nos três estados do Brasil.

Author Biographies

Giovana Goretti Feijó de Almeida, CiTUR, Leiria, Portugal

Pesquisadora no Centre for Tourism Research, Development, and Innovation (CiTUR), Polytechnic of Leiria, Portugal. Pós-Doutora em Gestão Urbana/Cidade Digital Estratégica (PUCPR, Brasil). Doutora e Mestra em Desenvolvimento Regional (UNISC, Brasil). Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Nacional Capes de Teses 2019, na área PUR/D. Bacharel em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) com pós-graduação em Branding (UNISC, Brasil). Autora dos livros: "Identidade Territorial e Branding de Marcas Regionais" e "Marcas e Territórios: a construção simbólica de Porto Alegre". E-mail: goretti.giovana@gmail.com

Guilherme Bridi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Desenvolvimento Regional (UNISC). Bacharel e Mestre em Turismo (UCS). Professor permanente do Departamento de Turismo (DETUR) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E-mail: guime70@gmail.com

Edson Modesto de Araújo Júnior, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Desenvolvimento Regional (UNISC). Mestre em Comunicação na Universidade de Marí­lia (UNIMAR). Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (UVA). Professor Adjunto permanente na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e professor titular no Núcleo de Pesquisa e Pós-graduação, Extensão. Coordenador do Departamento de Ciências da Informação e Presidente do Núcleo de Extensão do NUCSA. E-mail: modesto@unir.br

Nayara Cristina Santana da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestranda em Turismo (PPGTUR-UFRN). Bacharel em Turismo e Guia de Turismo Regional (ESTíCIO). Gerente de Promoção Internacional na Empresa Potiguar de Promoção Turí­stica (EMPROTUR). E-mail: nayaracsturismo@gmail.com

Mellyssa Layla Barbosa Damasceno, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Guia de Turismo Regional pela Universidade Potiguar (Unp). Email: mellyssa20layla@gmail.com 


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Published

2022-06-05

How to Cite

Almeida, G. G. F. de, Bridi, G., Araújo Júnior, E. M. de, Silva, N. C. S. da, & Damasceno, M. L. B. (2022). MARCA TERRITORIAL COMO ESTRATÉGIA NOS PLANOS ESTADUAIS DE TURISMO: OS CASOS RN, RO E RS. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 18(2). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v18i2.5371

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Artigos