Mudanças curriculares: uma análise dos conflitos entre academia e conselhos profissionais

Autores/as

  • Rubens de Oliveira Martins Universidade de Taubaté

Palabras clave:

educação superior, currí­culos, profissões.

Resumen

Este artigo analisa o processo de discussão das mudanças curriculares de cursos de graduação, iniciado em 1997 pelo Ministério da Educação, especificamente nas áreas em que há regulamentação do exercí­cio profissional definido na legislação. A partir do texto da legislação educacional e dos discursos dos conselhos profissionais, pretende-se identificar os impasse, conflitos e consensos possí­veis entre estes conselhos profissionais e instituições de educação superior, bem como refletir sobre a permanência de atitudes corporativas nas áreas profissionais que podem criar obstáculos ao desenvolvimento de propostas de formação inovadora na educação superior.

Biografía del autor/a

Rubens de Oliveira Martins, Universidade de Taubaté

D outor em Sociologia pela U niversidade de Brasí­lia; M estre em Sociologia pela Universidade de São Paulo; Professor do Departamento de Estudos Sociais da UPIS; Gestor Governamental da Secretaria de Educação Superior do MEC.

Publicado

2007-10-03

Cómo citar

Martins, R. de O. (2007). Mudanças curriculares: uma análise dos conflitos entre academia e conselhos profissionais. RBGDR, 2(2). Recuperado a partir de https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/46

Número

Sección

Especial

Artículos más leídos del mismo autor/a