CADEIA DE SUPRIMENTO DE CARNE OVINA NO BRASIL: PROPOSTA DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CRIAÇÃO DE VALOR E AUMENTO DA COMPETITIVIDADE SETORIAL

Autores/as

  • Daniele Eckert Matzembacher
  • Cynthia Mikaela Chemello Faviero
  • Marcia Dutra de Barcellos

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v17i2.6338

Palabras clave:

Vantagem competitiva, Carne de cordeiro, América latina, Cadeia de abastecimento de ovinos, Açougue, Estudos de varejo.

Resumen

Este estudo tem como objetivo compreender a situação atual do mercado de carne ovina no sul do Brasil a fim de propor estratégias de marketing que criem valor para a cadeia produtiva e aumentem a competitividade setorial.Trinta e duas (32) entrevistas semiestruturadas foram realizadas com varejistas e uma análise de conteúdo ocorreu por meio do software NVivo. Os resultados indicam falta de organização dos elos da cadeia, principalmente nas etapas de produção e abate. Assim, para desenvolver a cadeia produtiva de ovinos, é necessária uma melhor estruturação. Para tanto, são feitas algumas sugestões, como: introdução de sistemas de rastreabilidade; a criação de uma identidade regional; e a desmistificação de falsas crenças dos consumidores.Esta pesquisa avança no conhecimento do mercado de carne ovina e oferece estratégias para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva, as quais são relevantes no debate sobre vantagens competitivas no setor alimentí­cio. Também contribui com um referencial teórico com os principais determinantes explicativos do comportamento do consumidor, fornecendo ferramentas para melhor compreender as percepções sobre essa cadeia de suprimentos.

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Publicado

2021-06-28

Cómo citar

Matzembacher, D. E., Faviero, C. M. C., & Barcellos, M. D. de. (2021). CADEIA DE SUPRIMENTO DE CARNE OVINA NO BRASIL: PROPOSTA DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CRIAÇÃO DE VALOR E AUMENTO DA COMPETITIVIDADE SETORIAL. RBGDR, 17(2). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v17i2.6338

Número

Sección

Artigos