GOVERNANÇA PARTICIPATIVA E INOVAÇÃO SOCIAL: ANÁLISE DO PROGRAMA CISTERNAS NAS ESCOLAS NA REGIÃO SEMIÁRIDA BRASILEIRA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i1.6154

Keywords:

Inovação Social. Governança Participativa. Polí­ticas Públicas. Cisternas. Programa Cisternas nas Escolas.

Abstract

O objetivo deste artigo é analisar a governança participativa como fator chave para o processo de inovação social decorrente da implantação do Programa Cisternas nas Escolas, visto que ele pode ser compreendido como um contí­nuo processo de associações que envolvem diferentes atores. Iniciado em 2009, o Programa leva água para escolas rurais da região semiárida brasileira, viabilizando a construção de cisternas de 52 mil litros para captação e armazenamento da água de chuva a partir do telhado das escolas. São articulados esforços de atores como o poder público, sociedade civil organizada e comunidade escolar e local. Os dados empí­ricos foram obtidos por meio de observação direta, análise documental, survey e estudos de casos qualitativos em profundidade, nos quais foram realizadas entrevistas semiestruturadas com informantes chave. Percebe-se que a cisterna, como uma tecnologia social inovadora, contribuiu para a solução de grande parte dos problemas resultantes da escassez de água nas escolas da região analisada e que a sua reaplicação, por meio de um Programa de Governo, só se tornou possí­vel, diante do engajamento de uma diversidade de atores.

Author Biographies

Naldeir dos Santos Vieira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM/ Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - PPGAP

Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (Departamento de Administração e Programa de Pós-Graduação em Administração Pública). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Bacharel em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Daniel Paulino Teixeira Lopes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) / Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Professor do  Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) / Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Agnaldo Keiti Higuchi, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM/ Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - PPGAP

Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (Departamento de Administração e Programa de Pós-Graduação em Administração Pública). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Fernanda Aparecida Guedes Honorato da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM/ Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - PPGAP

Mestre em Administração Pública e Bacharel em Administração pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Nathália Stockler Fialho Soares, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM / Diretoria de Educação a Distância

Mestrado em Ciências com ênfase em Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável - UFSJ (2016). Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Universitário de Caratinga - UNEC (2012). 

References

ASA – Articulação no Semiárido Brasieliro. Ações - Cisternas nas Escolas. Disponí­vel em: <https://www.asabrasil.org.br/acoes/cisternas-nas-escolas&gt>. Acesso em: 27 mar. 2020.

BACON, N.; FAIZULLAH, A; MULGAN, G.; WOODCRAFT, S. Transformers. How local areas innovate to address changing social needs. Research Report. NESTA - National Endowment for Science, Technology and the Arts, London. 2008.

BAUMGARTEN, Maí­ra. Ciência, tecnologia e desenvolvimento – redes e inovação social. Parcerias Estratégicas, v. 26, p. 101-123. 2008.

BIGNETTI, Luiz Paulo. As inovações Sociais: uma incursão por ideias, tendências e focos de pesquisa. Ciências Sociais Unisinos, v. 47, n. 1, p.3-14. 2011.

BEVIR, M. Governança democrática: uma genealogia. Revista Sociologia Polí­tica, v. 19, n. 39, p. 103-114. 2011.

CHAGNAZAROFF, Ivan Beck. Reflexões sobre Estratégias de Governança Local. Revista Eletrônica Gestão e Sociedade, v. 3, n. 5, p. 23-47, jan./jun. 2009.

COSTA, A. B.; DIAS, R. B. Estado e sociedade civil na implantação de polí­ticas de cisternas. In: Costa, A. B. (Org.). Tecnologia social e poliÌticas puÌblicas. São Paulo: Instituto PoÌlis. 2013.

CRESWELL, John. Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. 4. ed. London: SAGE Publications. 2014.

DEFOURNY, Jacques. Economia Social. In: Cattani, Antonio D. et al. Dicionário Internacional da Outra Economia. Gráfica de Coimbra Ltda: Coimbra. 2009.

DEMETROPOULOU, L. et al. Water framework directive implementation in Greece: Introducing participation in water governance – the Case of the Evrotas River Basin management plan. Environmental Policy and Governance, v. 20, p. 336-349. 2010.

DIETRICH, T. P. Acesso à Água e Resultados Educacionais: evidências para o semiárido brasileiro. Dissertação de Mestrado em Economia Aplicada. Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 2019.

DIOGO, Vera. Dinâmicas de Inovação Social e suas Implicações no Desenvolvimento Espacial: três iniciativas do terceiro sector no norte de Portugal. Dissertação de Mestrado em Riscos, Cidades e Ordenamento do Território. 2007.

DOWBOR, Ladislau. Inovação Social e Sustentabilidade. In: Farfus, Daniele et al. Inovação Social. Curitiba: SESI/SENAI/IEL/UNINDUS, v. 2. 2007.

ETZKOWITZ, H.; ZHOU, C. Hélice Trí­plice: inovação e empreendedorismo universidade-indústria-governo. Estudos Avançados, v. 31, n. 90, p. 23-48. 2017.

EZPONDA; Javier E.; MALILLOS; Lucí­a M. Cambio de Paradigma em los Estudios de Innovación: El giro social de lãs polí­ticas europeas de innovacion. ARBOR- Ciencia, Pensamiento y Cultura. v. 187, n. 752, p. 1031-1043. 2011.

FRAZíO, Nuno; CARVALHO, Isabel L.; CARLOS, Filipa. Social Innovation in Cidadania Ativa Programme Projects. Calouste Gulbenkian Foundation. Lisboa. 2015.

GOTTFRIED, M. A. Evaluating the relationship between student attendance and achievement in urban elementary and middle schools: an instrumental variables approach. American Educational Research Journal, v. 47, n. 2, p. 434–465. 2010.

KLEIN, Juan-Luis. Introduction: social innovation at the crossroads between science, economy and society. In: Moulaert, Frank et al. The International Handbook on Social Innovation. Cheltenham – UK: Edward Elgar. 2013.

LIRA, P. G. R. et al. P1MC e resiliência: um estudo no municí­pio de Soledade-PB. In: Jornada Internacional de Polí­ticas Públicas, 5., 2011. Anais... São Luí­s: UFMA. 2011.

LOPES, D. P. T.; VIEIRA, N. S.; BARBOSA, A. C. Q.; PARENTE, C. Management innovation and social innovation: convergences and divergences. Academia Revista Latinoamericana de Administración, v. 30, n. 4, p. 474-489. 2017.

MEDEIROS, C. B.; GÓMEZ, C. R. P. Inovação Social na Análise do Ciclo de Expansão do Programa 1 Milhão de Cisternas. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 13, n. 3, p. 44-59. 2019.

MATTOS, Pedro L. Análise de entrevistas não estruturadas: da formalização à pragmática da linguagem. In: Godoi, C. K., Bandeira-Demelo, R.; Silva, A. B. Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva. 2006.

MOULAERT, Frank; MACCALLUM, Diana; HILLIER, Jean. Social Innovation: intuition, precept, concept, theory and practice. In: Moullaert, Frank et al. The International Handbook on Social Innovation. Cheltenham – UK: Edward Elgar. 2013.

MULGAN, Geoff. Inovação social. In: Azevedo, Carlos et al. Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos: o desafio da inovação social. Porto: Uniarte Gráfica S. A. p. 51-74. 2010.

NEVES, Rafael S.; PEREIRA, Clara M. Cisternas nas escolas: portas de entrada para uma educação contextualizada no Semiárido. Curso de Formação em Gestão Pública. 2011. Acesso à Água e Convivência com o Semiárido FGP/SAN – Águas – Cisternas. 2011. Disponí­vel em: <http://redesan.ufrgs.br>. Acesso em: 18 de mai. 2020.

OLIVEIRA, Carlos; BREDA-VÁZQUEZ, Isabel. Creativity and Social Innovation: What Can Urban Policies Learn from Sectoral Experiences? International Journal of Urban and Regional Research, v. 36, n. 3, p. 522-538. 2012.

PARENTE, C.; MARCOS, V.; DIOGO, V. Sobre inovação e empreendedorismo social. In: Parente, C.. Empreendedorismo Social em Portugal. Porto: Universidade do Porto. 2014.

PETERS, Guy. Governanza y Burocracia Pública: ¿nuevas formas de democracia e nuevas formas de control? Foro Internacional, Distrito Federal, México, v. XLV, 4, p. 585-598, out./dez. 2005.

PINTO, Tainá R. G. S. et al. Governança Participativa: possibilidades e desafios na gestão local. Interações, v. 19, n. 3, p. 627-641, set. 2018.

PHILLS Jr, JAMES A.; DEIGLMEIR, K.; MILLER, D. T. Rediscovering Social Innovation. Stanford Social Innovation Review. 2008.

RODRIGUES, Andrea L. Modelos de Gestão e Inovação Social em Organizações Sem Fins Lucrativos: dvergências e convergências entre Nonprofit Sector e Economia Social. In: Encontro da ANPAD, 30, 2006, Salvador. Anais..., Salvador: ANPAD. 2006.

SANTANA, V. L, ARSKY, I.C. Aprendizado e Inovação no Desenho de Regras para a Implementação de Polí­ticas Públicas: a experiência do Programa Cisternas. Rev. Serv. Público, v. 67, n. 2, p. 203-226, abr/jun. 2016.

SANTOS, J. E. S.; BORJA, P. C. Captação e armazenamento de água de chuva para consumo humano no semiárido baiano no âmbito do P1MC. Brazilian Journal of Development. v. 6, n. 1, p. 5259-5300, jan. 2020.

SOUSA, A. B. et al. Tecnologias Sociais de convivência com o Semiárido na região do Cariri cearense. Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 34, n. 2, p. 197-220, maio/ago. 2017.

SUDENE - Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste. Nova delimitação Semiárido. 2018. Disponí­vel em: <http://www.sudene.gov.br/images/arquivos/semiarido/arquivos/Rela% C3%A7%C3%A3o_de_Munic%C3%ADpios_Semi%C3%A1rido.>. Acesso em: 05 fev. 2020.

Downloads

Published

2023-04-05

How to Cite

Vieira, N. dos S., Lopes, D. P. T., Higuchi, A. K., Honorato da Silva, F. A. G., & Soares, N. S. F. (2023). GOVERNANÇA PARTICIPATIVA E INOVAÇÃO SOCIAL: ANÁLISE DO PROGRAMA CISTERNAS NAS ESCOLAS NA REGIÃO SEMIÁRIDA BRASILEIRA. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 19(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i1.6154

Issue

Section

Artigos