GOVERNANÇA PARTICIPATIVA E INOVAÇÃO SOCIAL: ANÁLISE DO PROGRAMA CISTERNAS NAS ESCOLAS NA REGIÃO SEMIÁRIDA BRASILEIRA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i1.6154

Palabras clave:

Inovação Social. Governança Participativa. Polí­ticas Públicas. Cisternas. Programa Cisternas nas Escolas.

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar a governança participativa como fator chave para o processo de inovação social decorrente da implantação do Programa Cisternas nas Escolas, visto que ele pode ser compreendido como um contí­nuo processo de associações que envolvem diferentes atores. Iniciado em 2009, o Programa leva água para escolas rurais da região semiárida brasileira, viabilizando a construção de cisternas de 52 mil litros para captação e armazenamento da água de chuva a partir do telhado das escolas. São articulados esforços de atores como o poder público, sociedade civil organizada e comunidade escolar e local. Os dados empí­ricos foram obtidos por meio de observação direta, análise documental, survey e estudos de casos qualitativos em profundidade, nos quais foram realizadas entrevistas semiestruturadas com informantes chave. Percebe-se que a cisterna, como uma tecnologia social inovadora, contribuiu para a solução de grande parte dos problemas resultantes da escassez de água nas escolas da região analisada e que a sua reaplicação, por meio de um Programa de Governo, só se tornou possí­vel, diante do engajamento de uma diversidade de atores.

Biografía del autor/a

Naldeir dos Santos Vieira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM/ Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - PPGAP

Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (Departamento de Administração e Programa de Pós-Graduação em Administração Pública). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Bacharel em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Daniel Paulino Teixeira Lopes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) / Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Professor do  Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) / Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Agnaldo Keiti Higuchi, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM/ Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - PPGAP

Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (Departamento de Administração e Programa de Pós-Graduação em Administração Pública). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Fernanda Aparecida Guedes Honorato da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM/ Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - PPGAP

Mestre em Administração Pública e Bacharel em Administração pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Nathália Stockler Fialho Soares, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM / Diretoria de Educação a Distância

Mestrado em Ciências com ênfase em Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável - UFSJ (2016). Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Universitário de Caratinga - UNEC (2012). 

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Publicado

2023-04-05

Cómo citar

Vieira, N. dos S., Lopes, D. P. T., Higuchi, A. K., Honorato da Silva, F. A. G., & Soares, N. S. F. (2023). GOVERNANÇA PARTICIPATIVA E INOVAÇÃO SOCIAL: ANÁLISE DO PROGRAMA CISTERNAS NAS ESCOLAS NA REGIÃO SEMIÁRIDA BRASILEIRA. RBGDR, 19(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i1.6154

Número

Sección

Artigos